domingo, 8 de março de 2015

Remoção de Todas as Muletas



Pare um pouco e imagine essa cena. Pense na pressão que se avolumava. É provável que ninguém jamais tenha ameaçado sua vida. Davi está se esforçando para aliviar a depressão do rei quando, de repente, uma lança aguçada passa voando pela sua cabeça.
Davi não cometera qualquer erro. Ele fora um modelo de humildade, confiabilidade e integridade. Agia corretamente, mas no momento tudo estava dando errado. Deus começa a tirar as muletas de Davi, uma de cada vez.

A remoção de cinco muletas importantes
A primeira coisa que Davi perdeu foi a muleta de uma boa posição.
A muleta seguinte removida por Deus é a esposa de Davi. Saul usou astuciosamente a filha para enredar Davi. Pediu então a ele que matasse cem filisteus como dote pela mão da  filha. Davi conseguiu atender ao pedido do rei sem ser morto, oque levou Sul a temê-lo ainda mais e desejar com mais fervor a sua morte. Davi é agora um fugitivo, procurando livrar-se de Saul, e Mical engana o pai, para que ele possa escapar. Eles nunca voltaram a se entender. 
Davi estava agora fugindo pelas montanhas, tentando encontrar um lugar seguro para esconder-se. Como é de se esperar, ele procura Samuel. Davi e Samuel seguiram então juntos para Naiote, mas mal haviam chegado quando alguém informou a Saul. Mais uma vez Davi seguiu o seu caminho. durante todo esse processo, ele perdeu Samuel, como uma muleta na qual se apoiar.
Depois de combinarem um meio de Jônatas avisar Davi caso a vida deste estivesse realmente pendendo por um fio, os dois se separaram. No final, Jônatas, seu amigo mais íntimo, foi para um lado e Davi para outro. 
A seguir vem o golpe final: Davi perde o amor próprio. Esta é a última muleta. Ali estava Davi em Gate procurando pelo rei! Era o homem que matara o protetor deles, entrando deliberadamente em território inimigo. 

Porém os servos de Aquis lhe disseram: este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? (1 Samuel 21.11)

Davi não era tolo. Mas, veja só o que ele fez em seguida.

Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas, e deixava correr a saliva pela barba. (1 Samuel 21.12-13)

Será mesmo o Davi?O nosso campeão? Espumando pela boca, arranhando as portas, com ares de louco enquanto a espuma escorre pela barba? Davi chegara ao fundo do poço.
Apesar dos ´seculos existentes entre nós e Davi, este homem e suas experiências são mais relevantes do que nunca em nossos dias. Uma delas é a experiências familiar de apoiar-se nos outros.

Três advertências a todos os que preferem muletas
  1. As muletas se tornam substitutos para Deus.
  2. As muletas mantém o nosso foco horizontal. As muletas humanas paralisam o andar pela fé.
  3. As muletas oferecem alívio apenas temporário. Deus não dá alívio temporário, ele oferece uma solução permanente.

Alguns de vocês podem estar vivendo o processo de remoção de todas as muletas de sua vida. Sentimos muita dor e insegurança quando o apoio que nos sustentava é removido. Você tem agora uma escolha. Pode olhar em volta, procurar uma ou mais coisas em que se apoiar, ou pode apoiar-se em Deus, e em Deus SOMENTE.

Duas lições finais para os que usam "muletas"
Não há nada errado em procurar apoio, se você se apoiar completamente no Senhor. Você foi formado para apoiar-se e tem dentro do coração um santuário que ninguém pode ocupá-lo como ele.
Ser despojado de todos os substitutos é a experiência mais penosa da terra. Porém você deve livrar-se deles antes de Deus ter de removê-los. Davi queria aprender esse princípio extremamente importante. Você talvez também queira, Ele teve uma dificuldade enorme e você pode esperar o mesmo.

Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

Nenhum comentário:

Postar um comentário